História e Significado – do símbolo da Agronomia e do símbolo da FEAB

Uma pergunta comum entre os estudantes calouros do curso de Agronomia e também dos mais antigos é: “Qual o significado do símbolo da agronomia?”

O primeiro símbolo da profissão do Engenheiro Agrônomo surgiu em 1946 por ocasião da regulamentação da profissão e era uma engrenagem – simbolizando a engenharia – com um arado dentro – simbolizando a agricultura. Em 1963 ele foi reformulado, ganhando mais detalhes e escrito “Engenheiro Agrônomo” ao longo da engrenagem.

1946
1963
1969

O símbolo que persiste até hoje e ganhou alcance nacional surgiu em 1969, no VI CBA – Congresso Brasileiro de Agronomia realizado pela FAEAB (Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), realizado em Porto Alegre/RS. Na época a FAEAB tinha um debate mais progressista e crítico, sendo anos depois uma das organizações que apoiou a fundação da nossa FEAB e estivemos lutando juto em torno de várias pautas, principalmente nas críticas à revolução verde e a construção da Agricultura Alternativa no país. Durante os anos oitenta a FAEAB foi sofrendo mudanças políticas e mudou bastante, mas isso já é outra história. Os “A” do símbolo representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados filiados à FAEAB, mostrando no seu conjunto a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria.

Finalmente o símbolo da FEAB, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. Nosso símbolo é um aprimoramento do símbolo da profissão.

Ao invés de “deitado”, com duas de suas pontas tocando uma linha horizontal imaginária, ele tem a orientação vertical, ficando com apenas uma extremidade embaixo e outra apontando pra cima. Esse é o símbolo do Movimento Estudantil da Agronomia e sua posição é essa para dar idéia de movimento e renovação constantes, ao contrário do outro símbolo que dá a impressão de estar estático, parado. Está presente na bandeira da FEAB, em nossos cartazes e materiais.

Símbolo da FEAB

Pode parecer uma diferença sutil mas em diversas universidades do país fica claro qual símbolo é de quem. Enquanto estudantes organizados utilizam o símbolo da FEAB, os professores, direção, e demais conservadores fazem questão de usar a versão original do símbolo. É só fazer uma rápida pesquisa pra ver que as organizações que promovem o agronegócio e o latifúndio se utilizam do primeiro símbolo. O símbolo invertido lembra também a nossa maneira crítica de observar e construir os vários “A” que estão representados, sob a perspectiva de transformação da sociedade como um todo.

Simboliza nossa luta e toda a história d@s estudantes de agronomia organizados ao longo de mais de 50 anos.

About these ads

11 comentários a “História e Significado – do símbolo da Agronomia e do símbolo da FEAB”

  1. muito boa a explicaçao, inclusive acho q todos os estudantes da agronomia devem ler essa história por q alguns fazem o curso e quando perguntado sobre o símbolo n sabem dizer o q significa,como vc vai defende o curso se n sabe nem o basico valeu abraço.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s