FEAB presente no aniversário da ELAA – Lapa/PR

No último sábado (19/09/2009) tivemos uma grande comemoração para todos os camponeses da América Latina. Há quatro anos, durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS, foi assinado um convênio de intenções para criar uma Escola de Ensino Superior para os Camponeses da América Latina. Esse Convênio foi assinado pelo Governador do Paraná Roberto Requião, o presidente da Venezuela Hugo Chávez e representantes da Via Campesina. Assim foi dado o pontapé inicial para a criação da ELAA (Escola Latino Americana de Agroecologia). Em 2005 teve início a primeira turma do curso de Tecnologia em Agroecologia em convênio com a Universidade Federal do Paraná. A formatura da primeira turma aconteceu durante a 8ª Jornada de Agroecologia no município de Francisco Beltrão/PR no presente ano. Para a formatura da segunda turma ainda falta uma etapa e a terceira turma já está em processo de seleção.

Escola Latino Americana de Agroecologia
Escola Latino Americana de Agroecologia

A Escola é situada no Assentamento Contestado no município da Lapa/PR onde vivem 108 famílias que ocupa uma fazenda desapropriada pelo INCRA em 1999. A escola fica num conjunto de prédios na sede. Além dos alojamentos, sala de aula e refeitório, o assentamento é formado ainda por escritório da administração, biblioteca e sala de computadores.

A comemoração aos quatro anos de existência da ELAA e também dos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra aconteceu no próprio assentamento e contou com a participação de várias entidades, parlamentares, estudantes e assentados. A Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil estava presente para ajudar a organizar e parabenizar essa grande conquista do MST, Via Campesina e de todos os campesinos da América Latina. A participação nessa festa da FEAB, com integrantes da Coordenação Nacional, Coordenação Regional II estudantes de Viçosa/MG e Seropédica/RJ aponta o apoio que damos a organização da Escola e sua importância. Demonstrando que a formação de profissionais capacitados para trabalhar nessa área é necessária, já que a Agroecologia vem de encontro às demandas sócio-ambientais da Humanidade e do planeta.

Parabéns MST. Parabéns Escola Latino Americana de Agroecologia.

Anúncios

2 comments

  1. E isso ae a regional II pato branco estava presente, e tava muito bom o espaço, parabens ao MST e a ELAA e a todos que nao concordam com as desigualdades e lutao pela causa socialista, e que neste contexto sao de LUTA, por que da luta do povo ninguem se cansa!!!
    saudaçoes companheiros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s