FEAB presente no aniversário da ELAA – Lapa/PR

No último sábado (19/09/2009) tivemos uma grande comemoração para todos os camponeses da América Latina. Há quatro anos, durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS, foi assinado um convênio de intenções para criar uma Escola de Ensino Superior para os Camponeses da América Latina. Esse Convênio foi assinado pelo Governador do Paraná Roberto Requião, o presidente da Venezuela Hugo Chávez e representantes da Via Campesina. Assim foi dado o pontapé inicial para a criação da ELAA (Escola Latino Americana de Agroecologia). Em 2005 teve início a primeira turma do curso de Tecnologia em Agroecologia em convênio com a Universidade Federal do Paraná. A formatura da primeira turma aconteceu durante a 8ª Jornada de Agroecologia no município de Francisco Beltrão/PR no presente ano. Para a formatura da segunda turma ainda falta uma etapa e a terceira turma já está em processo de seleção.

Escola Latino Americana de Agroecologia

Escola Latino Americana de Agroecologia

A Escola é situada no Assentamento Contestado no município da Lapa/PR onde vivem 108 famílias que ocupa uma fazenda desapropriada pelo INCRA em 1999. A escola fica num conjunto de prédios na sede. Além dos alojamentos, sala de aula e refeitório, o assentamento é formado ainda por escritório da administração, biblioteca e sala de computadores.

A comemoração aos quatro anos de existência da ELAA e também dos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra aconteceu no próprio assentamento e contou com a participação de várias entidades, parlamentares, estudantes e assentados. A Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil estava presente para ajudar a organizar e parabenizar essa grande conquista do MST, Via Campesina e de todos os campesinos da América Latina. A participação nessa festa da FEAB, com integrantes da Coordenação Nacional, Coordenação Regional II estudantes de Viçosa/MG e Seropédica/RJ aponta o apoio que damos a organização da Escola e sua importância. Demonstrando que a formação de profissionais capacitados para trabalhar nessa área é necessária, já que a Agroecologia vem de encontro às demandas sócio-ambientais da Humanidade e do planeta.

Parabéns MST. Parabéns Escola Latino Americana de Agroecologia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a FEAB presente no aniversário da ELAA – Lapa/PR

  1. marron diz:

    E isso ae a regional II pato branco estava presente, e tava muito bom o espaço, parabens ao MST e a ELAA e a todos que nao concordam com as desigualdades e lutao pela causa socialista, e que neste contexto sao de LUTA, por que da luta do povo ninguem se cansa!!!
    saudaçoes companheiros.

  2. leonice janete wollmann diz:

    essa escola e tudo de bom sou de palmitos s c e senp´re q posso estou ai dando uma espiadinha …ainda vou conhece-los….sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s