A insustentável guerra as drogas

Ao longo dos anos vem ganhando importância tanto nos movimentos de juventude, quanto na sociedade em geral, o debate em torno das drogas, sua legalização ou total repressão. O debate (iniciado na FEAB recentemente) é complexo e envolve diversas questões, de ordem social, econômica, religiosa e moral. É necessário acima de tudo a realização de um debate político. Introduzimos a questão no nosso blogue com a republicação de um  matéria do semanário Brasil de Fato, partindo da mega operação militar desencadeada no Rio de Janeiro no final de 2010:

"Guerra as Drogas: Algumas guerras não são feitas para serem ganhas"

As operações policiais no Rio de Janeiro resultaram em uma quantidade recorde de apreensão de drogas. Mais de 40 toneladas de entorpecentes foram incineradas em Volta Redonda (RJ). Mas uma pergunta passou ao largo de toda a discussão na mídia comercial. Qual seria o objetivo final da guerra às drogas empreendida pelo Estado brasileiro? O fim de todas as drogas? Passar o controle da venda de drogas a grupos “menos violentos”?

Outro questionamento que não foi visto na mídia é o fato de que os dependentes químicos e usuários eventuais não deixarão de consumir drogas por conta de tais ações. Assim sendo, procurarão outros fornecedores que serão beneficiados com a escassez dos produtos ilícitos.

Para tentar responder esses questionamentos acerca da política de segurança e anti-drogas no país, o Brasil de Fato ouviu a juíza Maria Lucia Karam, o ativista do Coletivo DAR (Desentorpecendo a Razão) Júlio Delmanto, e o professor de história da USP Henrique Carneiro.

Seguem abaixo as entrevistas:

Maria Lucia Karam:  “Guerra às drogas encarcera mais negros do que apartheid”

Júlio Delmanto: “O tráfico é o maior interessado no proibicionismo”

Henrique Carneiro: “O fim das drogas é um ideal impossível, indesejável e totalitário”

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s