Está chegando o 54º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia!

Está chegando o 54º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia (54º CONEA)! Esse ano, ele vai acontecer de 21 a 29 de julho na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém do Pará.

O Congresso é o nosso maior espaço nacional, no qual reunimos estudantes de agronomia de todo o país para discutirmos temas que tratam da nossa relação enquanto estudantes de agronomia frente à sociedade brasileira e como atuarmos dentro de nossa organização para garantirmos uma universidade que responda às demandas dessa sociedade.

O CONEA também é um momento importante de integração entre os estudantes e as estudantes de agronomia, pois reúne uma diversidade enorme de sotaques e costumes, desde o chimarrão até o carimbó, assim como estudantes de diferentes universidades, que trazem os mais diversos problemas e formas de organização estudantil.

O 54º CONEA terá como tema principal a discussão sobre a Formação Profissional do Agrônomo e da Agrônoma frente à necessidade de construção de um Projeto de Soberania Popular na Amazônia. Discutiremos como a Amazônia tem sido visualizada pelos grandes Projetos, como nossas Universidades nos formam frente a esses grande projetos e quais são as reais demandas da sociedade em meio a isso, nos colocando assim, um papel importante enquanto estudantes dentro da Universidade.

O Congresso é dividido em três momentos principais:

– Formação Política: trabalharemos com diversos painéis para discutirmos nosso tema principal além de outros temas importantes como: as lutas dos povos tradicionais, os movimentos sociais, as lutas das mulheres, dentre outros.

Também conheceremos um pouco mais a região que estamos pisando e as diferentes formas de organização de resistência por aqui em um dia de vivência em diversos locais próximos a Belém (organizações indígenas, sem-terra, quilombolas, de mulheres, sem-teto).

Além de um momento de integração, que há muitos anos não fazemos, que são as Agronomíades, uma noite de esportes integrativos entre todos os congressistas.

– Ato Público: momento em que mostraremos pra sociedade o que estamos discutindo no nosso Congresso e o que propomos frente a isso tudo, ou seja, as nossas lutas, junto com outras organizações estudantis e com os Movimentos Sociais.

– Organização: nesse momento nos voltamos para a nossa organização e decidimos as linhas de atuação para nossos eixos de luta no próximo período, além de trocarmos as escolas responsáveis pelas instâncias organizativas da Federação no período anterios.

Em breve, traremos mais informações sobre o valor das inscrições, o que é necessário trazer pra cá (além de muito ânimo!), dentre outras.

Acompanhem as notícias também no blog do CONEA: 54coneabelem.wordpress.com

Desde já, aguardamos todos e todas com muito calor e muita chuva em Belém!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s