Está chegando a 10º Jornada de Agroecologia!

Londrina, Paraná – 22 a 25 de Junho de 2011.

Com dez anos de caminhada, a Jornada de Agroecologia combina o anúncio de uma outra forma de produção junto à denúncia da política mundial das transnacionais do agronegócio, e seus impactos na vida dos pequenos produtores

Sobre as Jornadas

As Jornadas de Agroecologia fazem parte da articulação de vários movimentos sociais e organizações da agricultura familiar camponesa, organizações da sociedade civil do campo popular, técnicos e acadêmicos e se insere no grande movimento de lutas dos povos contra a mercantilização da vida, comprometendo-se a construir uma nova sociedade sustentável capaz de satisfazer suas necessidades fundamentais e garantir os direitos das gerações futuras. Assim, configura-se como um espaço de estudo, mobilização e troca de experiências. Elas tiveram inicio no ano de 2002, tendo como um de seus objetivos centrais a construção de ações permanentes para organizar a proposta de Agricultura Camponesa Ecológica baseada em uma “Terra Livre de transgênicos e Sem Agrotóxicos” e na Construção do Projeto Popular e Soberano para a Agricultura.
O público participante são agricultores e agricultoras das diversas comunidades do campo paranaense. Conta também com significativa presença de estudantes e professores, do ensino técnico e da graduação, além de profissionais, das ciências agrárias, humanas e outras áreas, técnicos de órgãos públicos, organizações não governamentais e ambientalistas e demais pessoas interessadas na temática. As Jornadas contam também com expressiva participação de caravanas de trabalhadores urbanos, assim como de povos do campo e da cidade de outros estados do Brasil e países da América Latina. Reunindo aproximadamente 4000 pessoas a cada Jornada.

Ao longo de um árduo processo de trabalho e luta contra o agronegócio, fortalecemos nossa unidade política e de ação como um movimento agroecológico e de transformação da sociedade protagonizado pela agricultura familiar camponesa e povos tradicionais, em cooperação com todos os que lutam por um mundo digno e sustentável, no campo e na cidade.

Lista Geral de Seminários:

Dia 23:
1.       Agrotóxico é veneno! – Assessor: Reinaldo Skalisz (Eng. Agrônomo)
Ementa: O que são os agrotóxicos, como atua nas plantas, na saúde das pessoas, na comunidade, nos animais, nos alimentos, chegando até as relações na sociedade… ou seja, como atua na produção e reprodução da vida.
2.       Sementes e Agroecologia – Assessora: Rosangela Moreira (Professora UEL).
Ementa: As sementes e a autonomia camponesa. Direitos dos povos na determinação da soberania alimentar e cultural. A construção da experiência de fitomelhoramento participativo no estado. Apresentar a experiência do banco de sementes crioulas da UEL.
3.       Educação do Campo – Assessoras: Solange Teodoro Von Onçay (UTFPR Dois Vizinhos) e Salete Mariani (setor de Educação do MST).
Ementa: Discutir a trajetória da educação do campo no Brasil, bem como os princípios pedagógicos e as contradições no campo da política publica e os  desafios das organizações e movimentos sociais na luta por política que tenha como referencia e protagonismo os sujeitos sociais do campo.
4.       Gênero e Classe
Ementa: Debate de gênero na perspectiva da luta de classes. Como construir novas relações entre mulheres e homens, visando superar valores, padrões e comportamentos que nos impedem de que nos reconheçamos enquanto trabalhadores. Desafios e perspectivas da luta socialista e feminista.
5.       Método de trabalho de base no processo de transição à agroecologia. Assessor: José Maria Tardin (ELAA).
Ementa: Intercâmbio e debate de experiências de planejamento e execução do trabalho de base para realizar na prática produtiva e de formação a transição para a agroecologia realizados em algumas Brigadas do MST e as Escolas de Agroecologia do Paraná. Estas experiências nos permitem ter referências práticas e teóricas para iniciar ou melhorar os trabalhos
de agroecologia seja nos acampamentos e assentamentos e comunidades camponesas.
6.       Sistema Participativo de Garantia de Orgânicos: O caso da ECOVIDA. Assessores: Elson Zumbi Borges dos Santos (ECOVIDA) e Marcelo Passos (ECOVIDA).
Ementa: Resgate histórico do movimento da agricultura ecológica. A origem e princípios da REDE ECOVIDA de agroecologia e certificação participativa. O marco legal (lei 10.831 de dez/2003) e suas implicações para a Agricultura Familiar e suas organizações, vista ao fortalecimento da luta por justiça social e soberania popular.
Dia 24:
1.        O Papel da Pesquisa e a Universidade – Assessores: Carlos Armênio ( Prof. USP/ESALQ).
Ementa: Qual é o papel da pesquisa nas universidades?Quem as realiza e de que condições dispõem para realizá-la? Que tipo de pesquisas de fato realizam? Onde as divulgam? A pesquisa na Universidade busca investigar as necessidades concretas da classe trabalhadora, ou ela está voltada aos interesses privados?
2.  A alimentação escolar na matriz curricular da educação básica: olhares da pedagogia e da nutrição – Assessores: Gracialindo e Professora Islândia  (Departamento de nutrição UFPR).
Ementa: Produção, comercialização, controle social e consumo pela agricultura familiar e camponesa. Discutiremos o caráter pedagógico do consumo da alimentação escolar na escola, dando ênfase à categoria desenvolvimento local que é de sumo interesse dos agricultores familiares e, em seguida, a alimentação escolar como componente fundamental e estruturante, para a realização do direito à educação.
3.        Código Florestal e a agricultura camponesa. Assessor: Raul Krauser (Direção Nacional/MPA).
Ementa: Caracterização do código florestal brasileiro e as mudanças articuladas pela bancada ruralista e suas relações com a agricultura camponesa e destruição do meio ambiente. Como a sociedade deve se organizar pautando a agroecologia como espaço de disputa ao projeto da bancada ruralista.
4.        Agroenergia e Soberania dos Povos
Ementa: A produção de energia de origem agrícola na construção e garantia da soberania energética do povo, não para ser exportada com o objetivo de abastecer os países ricos e gerar lucros para o agronegócio e as grandes empresas privadas e transnacionais.
5.        Mística – Assessor: Ademar Bogo (MST)
Ementa: Mística é uma forma especial que temos de nos fortalecer em nossa identidade de lutadoras/es na Transformação da Sociedade.
O Seminário sobre a Mística será sem dúvida um grandioso momento Místico de estudo e intercâmbio dessa nossa experiência coletiva. Estaremos aprofundando nosso sentir e nossa compreensão do alcance da nossa Mística: nossa identidade camponesa e nossa unidade de lutadores e lutadoras do Povo;  a memória histórica das lutas dos Movimentos Camponeses e da Classe Trabalhadora; as revoluções populares socialistas; a reverência as mulheres e homens mártires da luta revolucionária; nossa vitórias e conquistas; nosso trabalho com a natureza e nossas festanças. O publico será de formadores das brigadas, escolas e setores dos movimentos sociais
6.        Natureza como mercadoria: Por preço na natureza é uma saída para garantir os direitos dos agricultores? Assessor: Pat Mooney (ONG ECT/ Canadá), Darci Frigo e Larissa Packer(Terra de Direitos) e Camila Moreno.

Ementa: O que é  a Rio + 20. Qual é a função da Rio + 20 diante das crises: as novas tecnologias e a mercantilização da natureza. Propostas de Cochabamba: Os direitos da “mãe terra” e da Via Campesina para afirmação dos direitos dos camponeses e camponesas.

Obs: Pedimos a todos que não irão com uma brigada que esteja em contato com os organizadores, que confirmem a presença pelo e-mail jornadaagroecologia@gmail.com .

Para baixar a programação completa faça o download aqui

Mais informações em http://jornadaagroecologia.blogspot.com/

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s