Comunidade Universitária Consome Produtos Agroecológicos em Barraca na UFES

 A barraca com produtos agroecológicos deve continuar todas as quintas-feiras.

Foi inaugurada neste mês, uma barraca com produtos agroecológicos, ao lado do prédio do IC 2, no campus de Goiabeiras, em Vitória. A barraca com produtos agroecológicos deve continuar todas as quintas-feiras.

O projeto de extensão, organizado pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPEA) e o Comitê Estadual da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, pretendem trazer à universidade a questão sobre os impactos do uso de agrotóxicos e a importância do consumo de alimentos agroecológicos.

Segundo o estudante do curso de Geografia da Ufes e membro do NEPEA, Magno Almeida, a atividade tem o objetivo de trazer o debate da importância da agricultura familiar, no ambito acadêmico. “Os moradores da cidade conhecem pouco os malefícios do consumo de alimentos com veneno. A proposta da barraca na universidade incentiva o processo de formação entre o campo e a cidade, explicou Magno.

O estudante destacou ainda que esse é um projeto piloto realizado no seu segundo ano consecutivo. “No ano passado, os produtos agroecológicos tiveram uma boa aceitação da comunidade acadêmica. A proposta é de que seja criado um espaço fixo na Ufes, mas até o momento não temos nada garantido”, afirmou.

Os produtos agroecológicos comercializados na barraca são provenientes de camponeses vinculados ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), da região de Domingo Martins. A barraca com produtos agroecológicos deve continuar todas as quintas-feiras na Ufes, de 9 às 15 horas, até meados de dezembro.

A atividade também conta com o apoio do Coletivo Casa Verde, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Observatório dos Conflitos no Campo da Ufes (Occa).

Espaço de promoção da agroecologia. De acordo com o professor do curso de Ciências Sociais da Ufes e membro da coordenação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPEA), André Michelato, durante a exposição dos produtos agroecológicos serão desenvolvidas diversas atividades informativas e de formação.

“Estão sendo distribuídos panfletos, folders e jornais sobre o consumo de alimentos saudáveis e o uso de agrotóxicos na alimentação humana”, disse André. Além disso, até o mês de dezembro, serão realizadas exposições de vídeos e fotos sobre a agricultura familiar. Estão previstos ainda debates e palestras sobre a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos.

Avaliação. A comunidade universitária se mostrou satisfeita com a iniciativa da barraca com produtos agroecológicos na Ufes. “Esta é uma ótima ação e defendo a manutenção permanente da barraca. Gosto de saber da procedência dos alimentos e no supermercado não é garantido o acesso a essa informação, disse o professor aposentado Carlos Antônio Maceo, que levou verduras para casa.

Fonte:http://www.contraosagrotoxicos.org

P.s. Para Mais Imagens da Barraca Clique na Foto!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s