I Jornada de Agroecologia do Território Baiano

A I Jornada de Agroecologia do Território Baiano será realizada no Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, no Estado da Bahia, de 12 a 17 de novembro de 2012, nas acomodações do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Milton Santos e do assentamento e terá como tema:  “AGROECOLOGIA uma proposta de soberania do território baiano.

 O Assentamento Terra Vista foi escolhido por já ter uma prática agroecológica nas suas ações de desenvolvimento comunitário e educacional. Serão enfocados durante o evento temas como o manejo e uso da agroecologia e biodiversidade em SAF’s, inserção de SAF em ações de desenvolvimento centradas na agricultura familiar e nas diversas produções dos povos e comunidades tradicionais, a integração de SAF no planejamento legal da propriedade rural, permacultura, biodinâmica, cacau orgânico, agroindústria entre outros.

O evento oportunizará o debate de muitas dessas iniciativas que poderão servir como base para o desenvolvimento de estratégias que atendam às aspirações da sociedade brasileira. Especialistas com notório conhecimento sobre os temas colaborarão com os debates e com oficinas, sendo esta, uma oportunidade para reflexões, troca de idéias e transferência de conhecimentos, buscando melhorar o desenvolvimento e sustentabilidade do território.

OBJETIVOS

A I Jornada de Agroecologia do território baiano constitui-se em um espaço de encontro entre a teoria e prática sobre os avanços técnico-científicos e atuações das comunidades em Agroecologia e áreas correlatas, com o objetivo geral de discutir, aprender e traçar práticas agroecológicas. Visa propiciar o encontro de comunidades e povos tradicionais, movimentos sociais e profissionais para promover a troca de informações e de experiências ao nível de campo, da pesquisa e do fomento da Agroecologia, como estratégia para o desenvolvimento do setor produtivo territorial, preservação ambiental, empoderamento dos povos e comunidades tradicionais que residem e atuam na Bahia e promover a troca de saberes.

Objetivos específicos

– Criar um espaço de dialogo sobre a importância da Agroecologia para o desenvolvimento sustentável da Bahia;

– Disponibilizar oficinas para a formação e empoderamento dos povos que residem no território;Oportunizar o encontro de diferentes povos e movimentos que atuam e vivem na Bahia para formação e discussão política para a tomada de decisões relacionada à agroecologia;

– Construir um documento orientador para as ações baianas relacionadas a agroecologia.

  •  PÚBLICO ALVO

O público alvo estimado é de 500 participantes, representantes especialmente de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais dos 27 territórios baianos. Ainda poderão participar: representantes dos órgãos públicos oficiais de pesquisa, ensino, extensão, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, colegiado territorial do território anfitrião e organizações não governamentais convidadas.

  •  ESTRUTURAÇÃO / TEMÁRIO

I Jornada de Agroecologia do território baiano será estruturada de modo a criar espaços e momentos para troca de saberes, aprendizado de tecnologias e técnicas diversas relacionadas ao tema, fortalecimento das potencialidades e identidades territoriais voltadas para fortalecer as ações comunitárias, coletivas e territoriais, estimular a reflexão voltada para a melhoria socioeconômica da Bahia e desenvolvimento sustentável, formação política e para criação de unidade para as lutas dos diferentes povos baianos, de modo a proporcionar o alcance do tratamento da questão da forma mais abrangente possível. 

 

Mais informações: http://jornadadeagroecologiadabahia.webnode.com/

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s