Circular Nacional – Sobre o XXIII CLACEEA

feab 2013

Feabentas e feabentos,

Em 1963, o então Diretório Central dos Estudantes de Agronomia do Brasil (DCEAB) realizou na atualmente conhecida como UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) localizada no Brasil, a I Convenção Latino Americana de Estudantes de Agronomia, esse evento teve um caráter mais acadêmico e visou o debate sobre a questão agrária e o ensino agronômico na America Latina. Em 1991, foi realizado em Pelotas-RS Brasil o primeiro CLACEEA (Congresso Latino Caribenho das Entidades Estudantis de Agronomia), A FEAB ainda voltou a sediar esse mesmo evento nos anos 1998 e 2004, 2008 e sediou também o Encontro Cone-sul da CONCLAEA em 2012. Nos últimos anos a CONCLAEA (Confederação Caribenha e Latino Americana de Estudantes de Agronomia) vem contribuindo para a integração latino americana a partir de um espaço que caminha junto aos movimentos sociais populares em diversas partes do nosso extenso continente.

No último CLACEEA, organizado pela AeA (Asociación de Estudiantes de Agronomía) ocorrido em janeiro de 2013 no Uruguay a FEAB assumiu a tarefa de organizar em 2014 o 3o Encontro Interdisciplinar de Estudantes da América Latina e Caribe, as primeiras vivências interdisciplinares a realizar-se no Brasil e o XXIII CLACEEA (Congresso Latino Americano e Caribenho de Entidades Estudantis de Agronomia). Estas atividades são parte de um processo histórico de articulação entre nossas organizações que caminha a mais de 22 anos.

Por esse motivo convidamos a tod@s companheir@s da FEAB para construirmos junto à CONCLAEA esse importante espaço para as entidades estudantis de agronomia da America Latina e Caribe sem dúvida será um importante momento para formarmos, intercambiamos e nos articularmos @s com companheir@s e organizações e assim consolidar um movimento estudantil comprometido com a realidade da América Latina e Caribe, com sentimento de luta e com propostas alternativas ao modelo hegemônico. Entendemos prioritariamente que as organizações estudantis devem estabelecer articulações e construir este encontro conjuntamente com os movimentos sociais em geral.

Por isso o Encontro Interdisciplinar como espaço de formação política e intercambio, se realizarão as primeiras Vivências em Organizações Rurais/ urbanas do Brasil, compartindo assim experiências organizativas, de luta, de solidariedade criando e estreitando vínculos entre as diferentes organizações.

ENCUENTRO INTERDISCIPLINARIO
Objetivos do encontro interdisciplinar:
– Gerar um espaço de encontro, formação política, intercambio de experiências e saberes entre as diferentes organizações sociais.
– Impulsionar um espaço para fortalecer a articulação entre estudantes Latino americanos e Caribenhos e os movimentos sociais.
– Intercambiar visões das diferentes realidades do continente, as resistências e lutas que se dão na atualidade pelas organizações.
Eixos temáticos:
São definidos em relação às bandeiras de luta da CONCLAEA
– Defesa da mãe terra.
– Soberania Alimentar e Agroecologia.
– Movimentos sociais.
– Educação e Lutas do movimento estudantil.

No encontro interdisciplinar se realizam tanto exposições com formato de painéis, por parte de estudantes, acadêmicos, militantes de movimentos sociais, assim como outras instâncias de discussão como mesas redondas, oficinas sobre os eixos temáticos e painéis paralelos propostos pelas diferentes organizações.Também deve-se propor atividades de intercambio cultural, de reflexão e atividades para reforçar nossas lutas como jovens e como militantes sociais.

VIVÊNCIAS
Logo depois do encontro interdisciplinar existe um espaço de vivência, onde os participantes se trasladam a organizações sociais e compartem as experiências destas em seu território. Pretende-se envolver as pessoas que participam das tarefas cotidianas da organização, trocando saberes, gerando sensibilidade frente às problemáticas atuais e comuns, reforçando assim o compromisso com a organização e a luta. As vivências se realizam em grupos reduzidos com um referente da organização social e um coordenador da CONCLAEA.

As organizações que se gera o intercambio serão aquelas que compartem as bandeiras de luta da CONCLAEA e que tenham uma estrutura organizativa horizontal.

CLACEEA
É o âmbito máximo onde as organizações que formam a CONCLAEA avaliam a situação da confederação, se fazem os planejamentos e encaminha sobre os apontamentos a seguir. Neste espaço se analisa a conjuntura dos países membros e suas organizações, se estreitam vínculos, compartilham agendas e experiências, se planejam atividades conjuntas, se avalia o encontro interdisciplinar, as vivências e se define as organizações responsáveis pelas secretarias de trabalho (Formação, comunicação, Coordenação geral, comissão organizadora dos encontros regionais Sul e Norte Caribenho e comissão Organizadora do próximo CLACEEA).
Sendo assim informamos a todas as escolas que na próxima PNEB a realizar-se entre os dias 28 e 31 de março em Matinhos – PR deverá ser deliberada a escola que irá sediar o XXIII CLACEEA e demais as atividades conjuntas a este. Desde já convidamos toda militância a aprofundar nos estudos sobre o nosso continente.

25 de Fevereiro, de 2013.
Globalizemos a luta,
Globalizemos a esperança!
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB

Via Campesina – Brasil

Confederação Caribenha Latino Americana de Entidades Estudantis de Agronomia – CONCLAEA

Coordenação Nacional 2012/2013 Cruz das Almas – BA (UFRB)

blog

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Circular Nacional – Sobre o XXIII CLACEEA

  1. Paulo R. Pinto diz:

    Não gostei

  2. Paulo R. Pinto diz:

    Favor publicar meu comentário anterior, ou só publicam o que seja de seus interesses. Moderação de que ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s