Camponesas ocupam sede do Ministério da Agricultura em Brasília

Mais de 1.000 trabalhadoras rurais participam da ocupação. A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas

 

07/03/2013

 

da Página do MST

Na manhã desta quinta-feira (7), mais de 1.000 camponesas ligadas à Via Campesina e ao Movimento Camponês Popular (MCP), ocuparam o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília (DF).

“Viemos defender uma agricultura que garanta a nossa soberania alimentar, com a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos e com preservação ambiental. Para isso, consideramos a reforma agrária o primeiro passo, com ampla democratização da terra para os trabalhadores e trabalhadoras. Nossa mobilização pressiona o Governo para que a reforma agrária seja, finalmente, priorizada”, declara Kelli Mafort, integrante da coordenação nacional do MST.

As manifestantes denunciam o modelo de desenvolvimento protagonizado pelo agronegócio. “O modelo é aliado ao latifúndio, utiliza-se de trabalho escravo, expulsa o trabalhador do campo, não produz alimentos para o povo brasileiro. As mulheres são as primeiras a arcarem com as consequências: falta de trabalho, exposição constante a agrotóxicos e venenos, próprios do agronegócio. Isso é uma forma de violência contra a mulher camponesa”, completa Mafort.

As camponesas ainda reivindicam o acesso ao crédito, à assistência técnica e a políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. As mulheres também querem a intensificação da campanha de documentação rural.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas. Em Brasília, cerca de 1200 pessoas ocupam um terreno ao lado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nacional. O acampamento Hugo Chávez é por tempo indeterminado.

Veja fotos do acampamento em Brasília, clique aqui.

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s