CONVOCATÓRIA
Seminário de Construção do 58º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia – CONEA

Florianópolis: 7, 8 e 9 de novembro de 2014

O CONEA é o nosso fórum máximo de discussão. Nele, apontamos os rumos da FEAB para cada ano subsequente, sendo assim, de ocorrência anual, geralmente em meados de cada ano. O Congresso é o momento em que discutimos toda nossa política nacional e internacional, debatemos a conjuntura de nosso país e do mundo, de uma forma mais dinâmica e lúdica, onde todas as pessoas que participam, sintam-se parte.
No 57º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia, realizado na Universidade Federal do Paraná – UFPR, na cidade de Curitiba, deliberamos como Comissão Organizadora do 58º CONEA a Escola de Florianópolis/SC, assim convidamos todas as Escolas da Federação para participar do Seminário de Construção do 58º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia a fim de que todos possam contribuir para a realização deste importante espaço para a FEAB.
Abaixo segue a programação do evento assim como intencionalidade de cada espaço.

12

Intencionalidade dos espaços:
Repasse Conjuntural das Escolas: Espera-se que as escolas tragam as pautas e discussões do movimento estudantil/movimento de educação de cada universidade, para que tenhamos um panorama nacional dos cursos de agronomia, bem como das universidades, de forma que nosso congresso seja pautado a partir das contradições vividas pelo nosso público alvo: estudantes de agronomia do Brasil, facilitando a comunicação.
Análise de Conjuntura: Momento de reflexão sobre dados da realidade político-social-econômica do país e da dinâmica internacionalizada do capital e os reflexos para a classe trabalhadora do campo e da cidade no Brasil. Espera-se que as escolas contribuam com dados de suas regiões.
Opressões: Debate em formato de mesa redonda, mediado pelo NTP de Gênero e Sexualidade, com presença de coletivos de Negritude, Mulheres, LGBTT e Juventude atuantes em Florianópolis.
Intencionalidade dos espaços: O debate sobre intencionalidade dos espaços nos permite pensar no processo de formação ao quais os estudantes estarão submetidos quando no CONEA. Realiza-se neste momento a funcionalidade (limites e acertos) do uso do Método Pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, referência nos processos formativos de caráter revolucionário, coletivo e humano para os movimentos sociais populares e movimento estudantil. Momento ainda de avaliação de espaços que “funcionam e que não funcionam” para a atualidade.
Intencionalidade da Cultural: Não foge ao intuito exposto acima sobre a intencionalidade dos espaços, contudo é um espaço inteiramente destinado a debater o que tem sido e o que queremos com as culturais na federação.
Caráter do evento: Definição da intencionalidade do CONEA. O que esperamos de um CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE AGRONOMIA.
Público Alvo: Definição do público alvo de nosso evento, bem como do curso de coordenadores/as.
Curso de Coordenadoras/es: Um congresso só funciona com muita gente construindo em coletivo. Neste espaço, estudantes de agronomia de diferentes escolas se encontram anteriormente ao congresso para se somarem à comissão organizadora e serem agente multiplicadores da intencionalidade do Congresso. Discute-se previamente o conteúdo que será apresentado, são realizadas oficinas práticas para trabalhos coletivos, como agitação e propaganda, coordenação e sistematização de debates. Além disso os coordenadores são a representação da comissão organizadora em contato direto com cada congressista.
Abertura de Ponto e Discussão da Temática: É a hora de cada escola trazer o que pensou para o congresso. Todavia, pretende se abrir o debate com uma breve análise de conjuntura dos desafios do campo brasileiro do ponto de vista da ciência e dos movimentos sociais. Pretende-se com isto a construção de um congresso do movimento estudantil que não se feche somente às suas necessidades, mas que combine isso aos desafios colocados na atualidade para nossa profissão.
Montagem de cenários para CONEA estatutário: Conforme deliberação no 57º CONEA, ficou para ser discutido na próxima PNEB o formato da discussão sobre o estatuto da FEAB. Entretanto construir um evento da magnitude do CONEA não pode aguardar o próximo ano para definir troca de espaços na grade, inclusão ou exclusão de datas. Por isso se faz importante já no seminário de construção delinearmos diferentes possibilidade da realização do debate sobre ESTATUTO. Ou seja, levar do Seminário de Construção do 58º CONEA deferentes propostas para a PNEB, de forma que a escola sede do evento tenha condições de acatar e colocar em prática a decisão tomada pelo coletivo da federação.
Discussão e fechamento da programação 58 CONEA: Construção da programação do congresso. Temas de painéis principais e paralelos, indicação de nomes para facilitadoras/es, propostas de vivências, espaços organizativos da federação (PNEB’S, PREB’S, reuniões entre escolas, etc).
Encaminhamento\Avaliação: Encaminhamentos finais e avaliação do espaço do seminário de construção do congresso. Processos avaliativos são importantes pois servem como referência para trabalhos futuros, e para o exercício de reflexão sobre nossas práticas.

Local do Seminário de Construção do 58º CONEA: Campus Reitor João David Ferreira Lima – Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
Comissão organizadora do 58º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia – CONEA
FEAB – Florianópolis

13
“Em tempos de contra-reforma universitária, assistência estudantil precária, destinação de verbas cada vez maior para o setor privado, EBSERH e desmonte das escolas públicas, o Encontro Nacional da Educação é nossa ferramenta pra articular as lutas, reorganizar o movimento da educação e seguir a passo firme. É tempo de andar de mãos dadas com quem vai no mesmo rumo, e nosso rumo é em defesa da educação, contra a criminalização dos movimentos sociais e contra os ataques do governo e dos grandes empresários sobre os direitos da classe trabalhadora, na construção de uma sociedade radicalmente diferente!” Daniela da Luz, FEAB Pelotas”

Daniela da Luz, FEAB Pelotas

BAIXE AQUIconvocatória SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO 58º CONEA (1)

Link | Esta entrada foi publicada em Coordenação Nacional. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s