No dia 20/09/2014, nosso terceiro dia de Plenária de Superintendência, realizamos o debate sobre questão agrária pelo turno da manhã. Contamos com as companheiras Marina dos Santos da coordenação nacional do MST e da Via Campesina e a companheira Leonilde Medeiros do CPDA, neste debate tivemos um resgate histórico da luta pela terra no nosso país, e em um segundo momento tratamos sobre a atualidade deste tema.
Durante o turno da tarde as discussões giraram em torno do debate sobre o estatuto da FEAB, onde foram realizados apontamentos principalmente sobre a nossa estrutura, tocando em pontos fundamentais, como os encontros nacionais e os Núcleos de Trabalho Permanente – NTP’s. Reforçamos ainda a necessidade de realizarmos esse debate com maturidade para avaliarmos as modificações necessárias no estatuto, pois é ele quem dita como a Federação vai se portar juridicamente.
Durante o espaço da noite debatemos quais serão as principais campanhas da Federação no próximo período e quais serão as linhas gerais que nortearão as ações da FEAB dentro das mesmas.
As campanhas discutidas foram as seguintes:
- A campanha pela Curricularização da Extensão nos Cursos da Agronomia;
- A campanha de assistência estudantil: Entrar, Permanecer e Transformar a Universidade;
- Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxico e Pela Vida;
- Campanha Agronomia Libre.
No nosso último dia de Plenária de Superintendência, 21/09/2014, dedicamo-nos a debater sobre as ações que estaríamos realizando durante o próximo período.
Neste contexto realizamos uma leitura conjunta de todas as deliberações do 57º CONEA e elencamos algumas atividades que serão realizadas pelas instâncias da FEAB, bem como o conjunto da federação.
Por fim compilamos algumas datas e tarefas em um único calendário de lutas da FEAB, que será disponibilizado em seguida para que todas e todos tenham acesso e possam contribuir com a inserção de novas atividades de acordo com suas escolas e regionais.
Agradecemos a presença de todas as escolas que se disponibilizaram a vir a Campos dos Goytacazes – RJ e auxiliaram construir esse espaço importante para a federação.
E a FEAB segue avançando!