ENEFi e FEAB mais do que juntas!

Durante os dias 27 a 29 de setembro de 2014 na cidade de Natal – RN, realizou-se o CONEFi (Conselho Nacional dos Estudantes de Fisioterapia) e a Coordenação Nacional da FEAB teve a honra de acompanhar este espaço de grande importância para a rearticulação da Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi).

conefi

A ENEFi surgiu no ano de 2002 em João Pessoa – PB, tendo suas atividades regidas por estatuto e dirigidas pelo Movimento Estudantil de Fisioterapia (MEFisio) do Brasil.

A ENEFi encontrava-se sem gestão desde 2011 com o cancelamento do último Encontro Nacional de Acadêmicos de Fisioterapia, o VIII ENAFisio, que teria como sede a Universidade Federal de Sergipe. Os motivos do cancelamento foram desde a intransigência da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFS, que protelou decisões que implicavam na estrutura do encontro, à baixa quantidade de inscrições.

Com a desarticulação da entidade nacional que representa os estudantes de Fisioterapia do Brasil, o MEFisio acontecia isoladamente em cada região. Isto se dava pela atuação dos CA/DA’s e alguns outros coletivos, o que não permitia a troca de experiências e debates a nível nacional.

Durante o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), acadêmicos de fisioterapia do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, interessados na reativação da Executiva, iniciaram uma articulação nacional de mobilização para a reativação da ENEFi. Esta articulação culminou em um núcleo com representantes do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe. Durante as discussões foi criada uma Comissão Interina para articular as atividades para a eleição de uma nova Coordenação.

Hoje a gestão interina da Executiva se organiza para promover o Encontro Nacional de Acadêmicos de Fisioterapia que ocorrerá em João Pessoa na Paraíba nos dias 24 a 31 de janeiro de 2015 que elegerá sua Gestão Nacional, a qual caberá continuar o trabalho retomado pela gestão interina, divulgar e fortalecer ainda mais a entidade e travar lutas em defesa da educação e saúde pública brasileira, bem como fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Durante o CONEFi Natal, o principal objetivo da participação da FEAB foi de estabelecer um diálogo mais íntimo com a executiva de Fisioterapia e promover, a partir de demandas convergentes, lutas e trabalhos em conjunto. Através dos relatos das e dos estudantes que participaram do CONEFi fica evidente que as diferenças se dão em torno de pautas específicas. Entretanto, ao compreendermos que estas estão diretamente vinculadas a pautas gerais que tangenciam o tema da educação, fica claro que a unidade da FEAB com a ENEFi tende a refletir em conquistas reais para ambas.

Para além disso, a FEAB contribuiu com a ENEFi ao compartilhar suas experiências acerca de temas diversos, mas principalmente organizativos e metodológicos, visto que em um momento de rearticulação são eixos cruciais para que a executiva permaneça “viva” e a cada dia torne-se mais massiva.

            A articulação com outras executivas de curso é fundamental para avançarmos na unidade e nas conquistas da educação. Precisamos fortalecer esta rede que já cumpriu um papel de grande relevância no cenário do Movimento Estudantil geral, construindo pautas avançadas no tema da educação e protagonizando grandes lutas. Devemos buscar a articulação com estas executivas também em espaços do Movimento Estudantil geral como os congressos da UNE, onde muitos estudantes que constroem as executivas se fazem presentes e o papel das executivas lá dentro pode ser de grande relevância, se bem articuladas.

Até breve ENEFi, nos encontramos na luta!

Gallery | Esta entrada foi publicada em Coordenação Nacional com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s