ENEFi e FEAB mais do que juntas!

Durante os dias 27 a 29 de setembro de 2014 na cidade de Natal – RN, realizou-se o CONEFi (Conselho Nacional dos Estudantes de Fisioterapia) e a Coordenação Nacional da FEAB teve a honra de acompanhar este espaço de grande importância para a rearticulação da Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi).

conefi

A ENEFi surgiu no ano de 2002 em João Pessoa – PB, tendo suas atividades regidas por estatuto e dirigidas pelo Movimento Estudantil de Fisioterapia (MEFisio) do Brasil.

A ENEFi encontrava-se sem gestão desde 2011 com o cancelamento do último Encontro Nacional de Acadêmicos de Fisioterapia, o VIII ENAFisio, que teria como sede a Universidade Federal de Sergipe. Os motivos do cancelamento foram desde a intransigência da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFS, que protelou decisões que implicavam na estrutura do encontro, à baixa quantidade de inscrições.

Com a desarticulação da entidade nacional que representa os estudantes de Fisioterapia do Brasil, o MEFisio acontecia isoladamente em cada região. Isto se dava pela atuação dos CA/DA’s e alguns outros coletivos, o que não permitia a troca de experiências e debates a nível nacional.

Durante o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), acadêmicos de fisioterapia do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, interessados na reativação da Executiva, iniciaram uma articulação nacional de mobilização para a reativação da ENEFi. Esta articulação culminou em um núcleo com representantes do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe. Durante as discussões foi criada uma Comissão Interina para articular as atividades para a eleição de uma nova Coordenação.

Hoje a gestão interina da Executiva se organiza para promover o Encontro Nacional de Acadêmicos de Fisioterapia que ocorrerá em João Pessoa na Paraíba nos dias 24 a 31 de janeiro de 2015 que elegerá sua Gestão Nacional, a qual caberá continuar o trabalho retomado pela gestão interina, divulgar e fortalecer ainda mais a entidade e travar lutas em defesa da educação e saúde pública brasileira, bem como fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Durante o CONEFi Natal, o principal objetivo da participação da FEAB foi de estabelecer um diálogo mais íntimo com a executiva de Fisioterapia e promover, a partir de demandas convergentes, lutas e trabalhos em conjunto. Através dos relatos das e dos estudantes que participaram do CONEFi fica evidente que as diferenças se dão em torno de pautas específicas. Entretanto, ao compreendermos que estas estão diretamente vinculadas a pautas gerais que tangenciam o tema da educação, fica claro que a unidade da FEAB com a ENEFi tende a refletir em conquistas reais para ambas.

Para além disso, a FEAB contribuiu com a ENEFi ao compartilhar suas experiências acerca de temas diversos, mas principalmente organizativos e metodológicos, visto que em um momento de rearticulação são eixos cruciais para que a executiva permaneça “viva” e a cada dia torne-se mais massiva.

            A articulação com outras executivas de curso é fundamental para avançarmos na unidade e nas conquistas da educação. Precisamos fortalecer esta rede que já cumpriu um papel de grande relevância no cenário do Movimento Estudantil geral, construindo pautas avançadas no tema da educação e protagonizando grandes lutas. Devemos buscar a articulação com estas executivas também em espaços do Movimento Estudantil geral como os congressos da UNE, onde muitos estudantes que constroem as executivas se fazem presentes e o papel das executivas lá dentro pode ser de grande relevância, se bem articuladas.

Até breve ENEFi, nos encontramos na luta!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s