FEAB e ABEEF manifestam seu repúdio a não realização do CONEB da UNE em 2015

Sem título

NOTA DE REPÚDIO AO CANCELAMENTO DO CONEB DA UNE

Em reunião da direção plena da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizada nos dias 14 e 15 de outubro, tivemos a notícia da infeliz decisão do cancelamento do próximo Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), o qual é realizado pela UNE a cada dois anos. O CONEB tem como objetivo reunir todas as entidades de base dos cursos (CA´s e DA´s) num importante espaço de discussão para o avanço no Movimento Estudantil nacional. A próxima edição do CONEB seria realizada no início de 2015.

A infeliz decisão, proposta, defendida e encaminhada pelo campo majoritário, que aparelha a entidade a décadas, só reforça ainda mais as limitações da atual gestão da UNE (2013/2015), a qual está sendo uma gestão absolutamente esvaziada, do ponto de vista político e organizativo, não buscando mobilizar o conjunto das/dos estudantes e não inserindo a UNE nas lutas sociais brasileiras.

A justificativa apresentada pela direção majoritária da UNE para o cancelamento do CONEB, foi de separar o CONEB e a Bienal da UNE, espaços que antes eram construídos em conjunto. Portanto, esse ano só teremos a realização da Bienal. Acreditamos que a forma de superar este problema e fazer com que a Bienal não esvazie o CONEB e vice e versa, não pode ser o prejuízo ao espaço organizativo dos CA´s e DA´s de centenas de universidades brasileiras. Não podemos ficar uma gestão inteira da UNE sem a realização do CONEB. Não podemos gerar um vácuo político e cercear o direito dos/das estudantes construírem seus espaços de discussão.

O CONEB é o segundo maior fórum da UNE, é o espaço que mais proporciona o debate político com a base do movimento estudantil, e único fórum da UNE que realiza de forma mais aprofundada o debate educacional. Não realizar o CONEB contribui para intensificar a crise de representatividade da UNE, pois este é o momento que a entidade vai para dentro das universidades, entra em contato com os/as estudantes e movimenta a rede do Movimento Estudantil. A não realização do CONEB vem na contramão dos anseios manifestados pela juventude de junho que demostram, sobretudo que os jovens são sujeitos abertos ao debate político e reivindicam mais participação nas decisões políticas.

Esta decisão é especialmente infeliz no período em que executivas de curso, como a FEAB e a ABEEF, voltam a compor os espaços da UNE. Estaríamos promovendo um intenso trabalho de mobilização das entidades de base da Agronomia e da Engenharia Florestal para se fazerem presentes neste espaço, trazendo suas demandas específicas e articulando a força do movimento estudantil de área para dentro dos espaços da UNE.

Repudiamos estas posturas de imobilismo e de esvaziamento político da entidade, que são, constantemente, praticadas pela direção majoritária da entidade. Continuaremos buscando aumentar e intensificar o nível de mobilização e de organização do ME de área nos espaços da UNE para que práticas como essa não mais ocorram.

De qualquer forma, estaremos presentes na Bienal da UNE, que será realizada de 26 de janeiro a 1 de fevereiro no Rio de Janeiro – RJ, e convidamos todas/os as/os estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal, bem como as demais executivas de curso para se fazerem presentes neste espaço, para buscarmos politizá-lo ao máximo e promover espaços de articulação entre as executivas de curso.

Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil.
Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal.
30 de outubro de 2014.

Baixe aqui (NOTA DE REPÚDIO AO CANCELAMENTO DO CONEB DA UNE-1)

Esta entrada foi publicada em Coordenação Nacional. ligação permanente.

Uma resposta a FEAB e ABEEF manifestam seu repúdio a não realização do CONEB da UNE em 2015

  1. Fabio Ferraz diz:

    Nota muito bem formulada …. apenas um detalhe: afirmar que ” O CONEB … é o espaço que mais proporciona o debate político com a base do movimento estudantil, e único fórum da UNE que realiza de forma mais aprofundada o debate educacional.” é por demasiado uma falsa verdade. Já não é de hoje que os espaços da UNE estão imobilizados pela coerção e favorecimento político. O CONEB segu esta lógica onde no último CONEB não tivemos uma discussão qualificada, tivemos a retirada de diversos espaços de discussão da grade, assim como espaços que foram implodidos e não conseguiram dar resposta a necessidade real dos estudantes de, se reunir, se articular e promover uma discussão qualificada no que tange o movimento estudantil nacional.

    Apenas para lembrar que a nota, muito bem formulada, peca na afirmação de algo que já foi, e nunca mais passou a ser.

    Por fim, fico feliz em ver nossa executiva ao menos fazendo uma participação mais crítica dentro da UNE, isso me fez lembrar meu voto crítico a Dilma.

    Saudações

    Fábio Ferraz
    FEAB Florianópolis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s