Articulação com a Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição- ENEN

Durante os dias 31 de Outubro a 02 de Novembro de 2014 na cidade de Goiania – GO, realizou-se Reunião dos órgãos da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição- ENEN e o Conselho Nacional das Entidade de Base de Nutrição. A Coordenação Nacional da FEAB esteve participando e colaborando desse importante espaço de organização da ENEN.

A Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) se propõe a representar todos estudantes dos cursos de Ensino Superior de Nutrição do Brasil. Ela foi oficialmente fundada no dia 31 de Julho de 1998, no Município de Paulista-PE, durante o XV ENENUT, entretanto o movimento estudantil de nutrição (MEN) se organiza desde 1980 e passa a ter maior expressão a partir de 1983, quando realiza o 1º Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENENUT) em Viçosa-MG no ano de 1983.

A ENEN tem por princípios a defesa da vida; do acesso irrestrito ao alimento; do SUS e do ensino público, gratuito, de qualidade e universal. Além disso, a executiva traz como pauta de suas bandeiras de luta a defesa pela soberania alimentar e dos povos, da segurança alimentar e nutricional e do direito humano a alimentação adequada buscando sempre que o seu lema principal, “Na Luta por um Brasil sem Fome”, possa um dia não ter mais razão de existir, não somente à fome ligada diretamente ao alimento, mas a todas as fomes sociais que permeiam nosso país.

Além disso, a ENEN objetiva também coordenar a organização dos fóruns do Movimento Estudantil da Nutrição; coordenar campanhas de âmbito nacional, direcionadas ao conjunto dos estudantes do Brasil; auxiliar na busca por subsídios e apoio a iniciativas de movimentos locais que busquem a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão em Nutrição; e documentar as deliberações e produções dos fóruns do Movimento Estudantil da Nutrição e divulgá- las aos estudantes.

No Conselho Nacional das Entidade de Base de Nutrição- CONEBAN ocorreu a estruturação do Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição- ENENUT e dos Encontro Regionais dos Estudantes de Nutrição- ERENUT, a atualização da discussão sobre o papel do Movimento Estudantil da Nutrição e encaminhamentos das principais atividades a serem desenvolvidas pelo mesmo.

Na Reunião dos órgãos da ENEN- ROENEN ocorre a avaliação e planejamento das ações do MEN, a posse das novas Coordenações Nacional e Regionais e legitimação dos próximos fóruns da ENEN.

Até o ano de 2009 estes dois fóruns eram realizados em momentos distintos, porém a partir de 2010 passara a ocorrer juntos, constituindo o RONEBAN, por uma questão de concentração de esforços, uma vez que, separadamente, se tornava cada vez mais difícil mantê-los.

O RONEBAN herda os objetivos essenciais dos preexistentes: elaborar e avaliar as estratégias de atuação da ENEN e do MEN, posse das novas Coordenações Regionais e Nacionais da ENEN, formar politicamente os integrantes dos Centros e Diretórios Acadêmicos, assim como construir as atividades dos ERENUTs e ENENUT, tendo como objetivo geral fomentar a reestruturação do Movimento Estudantil de Nutrição (MEN).

Além do já exposto, este fórum permite a socialização de experiências entre os participantes, trocando informações sobre as discussões e atividades desenvolvidas localmente, de modo a permitir sua reprodução e ampliação em todo o Brasil.

O objetivo da participação de nossa executiva nesse espaço foi num primeiro momento estabelecer diálogo com a executiva dos estudantes de Nutrição e debater temas que são semelhantes em nossos trabalhos e lutas.

Através das discussões promovidas pelos e pelas estudantes presentes no evento evidenciou-se que nossas executivas convergem em diversos debates e pautas, como a discussão dos agrotóxicos e da segurança e soberania alimentar e dos povos, pautas essas que estão diretamente associadas a pautas amplas como a reforma agraria e a educação, nesse sentido a relação entre a FEAB e a ENEN vem a refletir no acumulo e na luta concreta para ambas as executivas.

Para, além disso, a FEAB contribuiu com a ENEN ao compartilhar suas experiências acerca do acúmulo em determinadas bandeiras, mas principalmente organizativos e metodológicos, visto que esse espaço era um em um momento de organização da executiva e podemos expressar pontos cruciais para que a executiva permaneça ativa e atuante no dia a dia e na vida de cada estudante.

Reafirmamos a importância da articulação com as outras executivas de curso no sentido de fortalecer nossas pautas e conquistas para avançarmos na educação brasileira!

nutrição

Esta entrada foi publicada em Coordenação Nacional. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s