Lançamento de Questionário do FONAPRACE

A FEAB esteve presente, juntamente com a diretoria de Assistência Estudantil da UNE, nos dias 12, 13 e 14 de novembro em João Pessoa-PB, na reunião do Fórum nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Neste espaço, discutiu-se alguns elementos da pesquisa que foi lançado no dia 18 de novembro de 2014. A 4ª Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que apresentará os resultados em dezembro para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), visto que o fórum é um órgão assessor da Andifes.

A pesquisa tem por objetivo traçar um perfil geral dos e das estudantes com o intuito de promover o aprimoramento das políticas públicas relacionadas aos assuntos comunitários e estudantis garantindo o acesso, permanência e conclusão no ensino superior público federal. Apresentando cerca de 20 páginas a/o estudante responderá questões que englobam a sua vida pessoal, acadêmica, familiar, cultural e econômica, sendo, portanto, um questionário muito mais abrangente que os anteriores.

Sabemos que nos últimos anos os meios de democratização de ingresso nas IFES, fruto de políticas de expansão do ensino superior e de inclusão que se dão através de programas como a Lei de Cotas, REUNI, ProUni, FIES e SISU, o perfil dos e das estudantes do ensino superior vêm se transformando, onde cada vez mais se encontram os filhos e as filhas da classe trabalhadora. E é, sobretudo, por essas questões que compreendemos como essencial estar mobilizando toda a categoria discente para contribuir com a pesquisa.

O desafio posto à FEAB, em conjunto com a UNE, é a importante tarefa de contribuir com a divulgação da pesquisa e fomentar a participação de toda a classe discente de todos os cursos da universidade. As formas como alavancaremos essa participação são diversas: imprimir a arte e colar nos diversos espaços da universidade; promover um espaço com computadores para que as e os estudantes possam responder o questionário; passar em sala de aula divulgando a pesquisa; criar um evento no Facebook; enfim, é hora de usarmos nossa criatividade a fim de promover uma máxima participação estudantil.

A pesquisa terá término no dia 18 de dezembro, sendo que seus resultados serão apresentados nas universidades em janeiro de 2015. É importante nos engajarmos neste processo e contribuir com vistas ao aprimoramento e avanço das políticas de assistência estudantil em nosso país.

artur arte

 http://www.perfil.ufu.br/ 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Coordenação Nacional. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s