O XV ERA Nordeste foi incrível!

Neste último final de semana, de 30/04 a 03/05, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias – CCHSA, Campus III, na cidade de Bananeiras – PB ocorreu o XV Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste com a seguinte temática “A Formação Sociocultural na Transformação Política e Social da Vida no Campo”. Entre estudantes, professores/as e agricultores/as somarem-se mais de 400 participantes de todos os estados da região nordeste do país.

A partir da troca de experiências com os movimentos sociais o XV ERA Nordeste contou com uma grande inovação em sua metodologia, foi adotado o Carrossel, metodologia que já era usada nos espaços de formação dos mesmos.

Adotar o Carrossel foi extremamente desafiador, uma vez que foram trabalhados quatro eixos: O campo e suas opressões; Agroecossistemas; Agroecologia e política e Educação. Cada eixo contou com quatro painéis, sendo que todos os painéis foram ministrados simultaneamente durante quatro turnos, totalizando assim 64 espaços de formação onde mais de 45 facilitadores/as puderam contribuir. Em alguns dos eixos alguns painéis se deram na forma de vivências, onde os/as participantes puderam conhecer experiências da região em que foi realizado o XV ERA Nordeste.

XV ERA NE

A programação do evento contou com espaço auto organizado que é fundamental no combate as opressões. Também foi realizado um Ato público no centro da cidade denunciando o PL 4148/2008 que prevê a não rotulagem dos produtos que contém ingredientes transgênicos e que foi aprovado no dia 27/04/2015. Além disso, foi realizada a defesa das Sementes da Paixão, programa que trabalha com o resgate e conservação das sementes crioulas com o apoio dos/as agricultores/as experimentadores/as.  Por fim todas as noites do evento contaram com culturais que contribuíram para animar os/as participantes, mas que buscaram, sobretudo, realizar um resgate da cultura nordestina.

No último dia a FEAB realizou uma reunião com todos/as os/as estudantes de Agronomia que estavam presentes no encontro. Na reunião compartilhamos em quais atividades as escolas estão inseridas e como está a conjuntura, de modo geral, dos cursos de agronomia do nordeste.

FEAB ERA

O encontro possibilitou uma ampla integração entre os/as participantes dos diferentes cursos e das mais variadas universidades presentes, contribuindo numa formação comprometida com os princípios pautados pela agroecologia.  Além disso, ainda permitiu uma aproximação dos/as agricultores/as e dos movimentos sociais da universidade, cumprindo seu papel social na totalidade.

O XV ERA Nordeste foi um sucesso, que venham os próximos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s