Executivas de Curso se articulam no Congresso da UNE

Executivas de Curso se articulam no Congresso da UNE

Entre os dias 3 e 7 de junho de 2015, realizou-se na cidade de Goiânia-GO a 54º edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes. O congresso contou com a participação de mais de 7 mil estudantes universitários de todos os estados brasileiros e debateu os rumos da educação e do movimento estudantil brasileiro para os próximos dois anos, além de eleger a nova diretoria da entidade.

Nós da FEAB estivemos presentes em mais este espaço. Buscamos organizar nossa intervenção dialogando e apresentando a FEAB para os/as estudantes de Agronomia presentes neste espaço. Além disso, buscamos abrir diálogos com militantes de outras executivas de curso que estiveram presentes no CONUNE.

Uma das ferramentas utilizadas foi a abertura de uma banquinha para distribuição de materiais da FEAB. Com isso conseguimos atingir diversos estudantes de Agronomia que estavam lá. Muito deles manifestaram que tem interesse em organizar a FEAB em suas escolas.

11264860_848179848610442_5334403648707736439_n

Já na quinta-feira, dia 4, pela parte da tarde, participamos de uma roda de conversa sobre as executivas de curso. Este espaço contou com a participação de mais de 60 estudantes de cerca de 20 diferentes cursos de graduação. Tivemos ali representados estudantes de coordenações nacionais, regionais e representantes de entidades de base de seus cursos. Também chamou atenção a participação de estudantes que gostariam de conhecer o trabalho e começar a se organizar nas executivas de seus cursos.

20150609132234

Nós da FEAB tivemos a oportunidade de trazer nossa experiência de construção da UNE para os demais militantes. Além disso, o espaço definiu a construção de um GT que sirva como um espaço de articulação das/os estudantes das executivas que participam dos espaços da UNE, para que esta articulação vá para além simplesmente de momentos pontuais nos congressos da entidade.

A partir deste espaço, os militantes presentes elaboraram uma carta de contribuição ao 54º CONUNE. Segue a íntegra deste documento:

CARTA ABERTA DAS EXECUTIVAS DE CURSO PRESENTES NO 54° CONUNE

Durante o 54° CONUNE aconteceu um grupo de discussão das Executivas de Curso. Participaram do espaço diversos estudantes de CA´s, DA´s e estudantes independentes que constroem ou que tem interesse em construir as executivas de seu curso. As executivas são entidades que articulam nacionalmente as reivindicações de cada curso e estão inseridos no cotidiano dos/das estudantes através das entidades de base. As executivas também tiveram um relevante papel histórico através da UNE durante o período de redemocratização do país. Além disso, foram importantes por grandes conquistas específicas de cada curso, desde a reforma curricular até a discussão do estágio obrigatório.

A UNE passa por um momento de esvaziamento político e distanciamento da base: alguns estudantes não enxergam mais na UNE sua entidade de representação nacional e não veem como podem se inserir em seus espaços de discussão. Vale ressaltar que só foi possível realizar esse espaço de discussão entre as executivas dentro do CONUNE graças à organização e articulação das executivas para reivindicar seu espaço diante da atual direção da UNE.

A UNE deve pensar um método de articulação nacional do movimento estudantil. Hoje as executivas de curso se mostram uma alternativa concreta de garantia da voz dos/das estudantes da base. Portanto, para caminharmos rumo a desburocratização e reorganização do movimento estudantil nacionalmente, reivindicamos que a UNE estreite sua relação com as executivas de curso, buscando reaproximar-se delas e abrindo mais espaço para sua voz, construindo, assim, uma relação efetiva com as entidades de base e todo o conjunto das/dos estudantes que ela representam em todo o país.

Desta forma, poderemos desenvolver uma rede de juventude que paute uma política programática para a educação e toda a sociedade articulada com as demandas da classe trabalhadora.

Anúncios
Nota | Esta entrada foi publicada em Coordenação Nacional com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s