Programação intensa no 2º dia do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia

Durante o segundo dia de programação do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, a Coordenação Nacional da FEAB abriu a manhã no auditório Açaí do centro de eventos Hangar, na mediação do espaço – Juventudes e Agroecologia: desafios ao protagonismo Juvenil – que teve Alice Novato, da Rede de Grupos de Agroecologia – REGA, Welinton Marçal, do Instituto Federal do Pará e Paulo Mansan, da Pastoral da Juventude Rural contribuindo no debate.

Com o auditório lotado, diversas manifestações vieram do público jovem presente, os quais colocaram diversas questões no centro da discussão, como a permanência do jovem do meio rural e as condições para que o processo de expulsão da juventude seja revertida. Na avaliação do público presente, o êxodo da juventude está sendo provocado pela falta de estrutura no meio rural, e pelo modelo de desenvolvimento adotado, que causa concentração fundiária, exclusão social e perda da soberania através da subordinação ao pacote tecnológico das empresas multinacionais.

As juventudes que são diversas e plurais devem ser tratadas como sujeitos de direitos, sendo que no meio rural o estado deve garantir uma estrutura de saúde, educação e cultura voltadas aos jovens e à realidade presente em cada local. A permanência do jovem no campo é uma consequência do cumprimento desses fatores. Devem ser oferecidas também as condições para que a juventude possa ser protagonista na implementação de uma outra forma de geração de renda, que tenha os princípios da agroecologia como balizadores da produção de alimentos saudáveis, e a reforma agrária como condicionante para o acesso à terra e para um outro modelo de desenvolvimento econômico e social.

Ainda foi discutido acerca da agroecologia nas universidades e o papel da juventude organizada no movimento estudantil para a disputa da concepção dos cursos e dos currículos. Os estudantes tem papel fundamental nesse processo, pois são agentes ativos capazes de se organizar e pautar uma formação profissional que atenda as necessidades da sociedade e que reconheça a realidade do campo brasileiro.  
IMG-20150929-WA0034
    Espaço de juventudeDurante a parte da tarde foi organizado uma plenária com os profissionais egressos da FEAB que estão presentes no Congresso. Durante o espaço foi possível conversar sobre a conjuntura da Federação, sobre a formação profissional da agronomia, trocar experiências e tirar alguns encaminhamentos para o próximo período. Ainda neste dia foram acompanhadas as reuniões regionais da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA, e a plenária que tratou da revista científica da entidade.20150929_184321

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s