Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Neste domingo, dia 03 de dezembro, é o dia mundial da luta contra os agrotóxicos e em defesa da vida. Este dia é fruto de uma ampla discussão internacional liderada pela Via Campesina e demais movimentos sociais do campo e da cidade. Em âmbito nacional esta campanha tem objetivo de sensibilizar a população nacional sobre os riscos provenientes do uso bem como denunciar o consumo abusivo dos agrotóxicos. E a partir dai tomar medidas para frear o uso no Brasil e propor estratégias de produção agropecuária que garanta a produção ao mesmo tempo em que estimule a valorização da vida como fator primordial para o bem estar social, ambiental e econômico.

 Atualmente o Brasil é o líder mundial no consumo de agrotóxicos, esta liderança está diretamente relacionada à atual politica agrícola do país, cuja atuação legitima através da lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989 a utilização de venenos em grandes quantidades com a justificativa de garantir as grandes produções da escala industrial de produção agropecuária. Na última década o mercado de agrotóxicos no país cresceu assustadoramente (190%) num ritmo maior até do que o do mercado mundial no mesmo período (93%).

As (os) Engenheiras (os) Agrônomas (os), bem como estudantes e demais profissionais relacionados a essa questão são peças fundamentais nesse processo de discussão, uma vez que entendendo os riscos e prejuízos sobre o uso de agrotóxicos no campo, estes podem interferir diretamente na conscientização sobre esses riscos, além de ampliar a discussão e conhecimento técnico que venha solucionar a problemática ao passo em que seja possível a real sustentabilidade socioprodutiva em todos os níveis.

Nesse contexto, A federação dos estudantes de agronomia do Brasil – FEAB, Através do Núcleo de Trabalho Permanente-NTP de Agroecologia convoca todos os Militantes, escolas de agronomia, movimentos sociais do campo e demais membros da sociedade civil a fortalecer essa luta, bem como discutir em seus espaços organizacionais a importância da campanha e propor soluções para uma nova agricultura.

 

Toda causa justa merece luta!

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Por Federação de Estudantes de Agronomia do Brail - FEAB 
Nucleo de Trabalho Permanente em Agroecologia 2017/2018 
Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capitão Poço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s