Carta de apoio ao Eng. Agrônomo Vicente Almeida

FEDERAÇÃO DE ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL – FEAB

COORDENAÇÃO NACIONAL 2017/2018 UFMT campus Sinop

Somos o que amamos, somos FEAB!”

 

A Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil, vem por meio desta carta convocar todas/os as/os estudantes de Agronomia a se somar nesta luta. Declaramos nosso apoio ao Engenheiro Agrônomo Vicente Almeida, pesquisador da Embrapa (DF).

Vicente Eduardo Soares de Almeida foi estudante da Esam, atual UFERSA, militante do movimento estudantil, presidiu o Centro Acadêmico na Esam/UFERSA, e militou pela FEAB/Mossoró.  Mestre em Impactos ambientais e pesquisador concursado da EMBRAPA. Vicente presidiu o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf-CUT) de 2010 a 2013, e tem sido fundamental na resistência ao agronegócio e na construção da agroecologia, principalmente dentro da Embrapa. Tem denunciado as irregularidades trabalhistas, ambientais, financeiras e administrativas cometida por gestores da Empresa.

A Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil, em seus mais de 45 anos de existência é responsável por influenciar na formação crítica de profissionais agrônomos/as e de áreas afins. Presenciamos que muitos de nossos/as companheiros/as são perseguidos quando defendem as causas sociais e faz do exercício da profissão uma forma a lutar pela emancipação dos/as trabalhadores/as e defender o povo.

Elencamos três situações recentes no Brasil que mostra esta situação difícil que estamos vivendo. É o caso do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Fernado Carneiro, que foi alvo de críticas e constrangimentos por debater os impactos de venenos agrícolas, do  Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Marcos Sorrentino, que foi submetido a sindicância pelo fato de ter organizado atividade acadêmicas com assentados, e Carlos Monteiro, Pesquisador da Faculdade de Saúde Pública, USP, que vem sendo atacado por transnacionais por defender nova classificação para alimentos.

Vicente, foi demitido “por justa causa” após realizar denuncias de vítimas de acidentes de trabalho, de violações de direitos trabalhistas e de assédio moral, assim como denunciar os impactos do uso de sementes transgênicas e agrotóxicos no Brasil. Vicente defende a agricultura familiar, tecnologias alternativas para os sistemas de produção com ênfase na transição agroecológica, respeito aos direitos das/os trabalhadoras/es, assim como as responsabilidades sociais da EMBRAPA.

Convocamos toda a militância em apoio para assinar o Abaixo-assinado em defesa de Vicente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s