DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA TODOS OS DIAS! 8 de Março de 2018

DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA TODOS OS DIAS!

8 de Março de 2018

Neste 8 de março dia de celebração pela luta das mulheres, devemos também lembrar de continuar construindo a resistência e buscando a igualdade de gênero, a diminuição da violência doméstica e verbal, a liberdade de expressão e principalmente a luta pela vida. A essência de uma mulher guerreira, mãe, filha, trabalhadora, estudante, sonhadora, é capaz de transformar seus pensamentos em ações, conquistando espaços e respeito.

O empoderamento feminino vem através da aliança entre mulheres que buscam dissolver a regra patriarcal e o capitalismo onde todas nasceram para competir seja por beleza ou pela atenção masculina. Quando juntamos forças conquistamos ferramentas para somar nossas lutas, onde a sororidade é fundamental para batalharmos em busca do que acreditamos.

As mulheres das ciências agrárias, como na agronomia, ainda enfrenta muitos obstáculos no exercício da profissão, seja no campo ou na academia, tendo em vista as desigualdades presente em uma área de trabalho que ainda é predominado pela figura masculina. Isso acarreta uma serie de pressões psicológicas e assédio, sendo necessário superar diariamente essas desigualdades.

A FEAB é uma ferramenta essencial para contrapor esta dura realidade dentro e fora da universidade, para tanto precisamos avançar muito no protagonismo e autonomia das mulheres dentro da federação, onde as companheiras encontram dificuldades para militar na FEAB, muito por não se sentirem confiantes em seus grupos. Esse avanço só se dará se continuarmos lutando juntas e somando forças no processo de desconstrução social e ideológica dos companheiros.

No Dia Internacional da Mulher, desejamos LIBERDADE para SER, trabalhar, viajar, morar e usar o que quisermos. Sem julgamento, sem ganhar menos, sem estereótipos e com igualdade de gênero, no trabalho, no lar e na vida. Desejamos RESPEITO, para que as mulheres não sejam tratadas como objetos, nem escravas, e não precisem fazer jornada dupla. Desejamos que os homens lembrem disso todos os dias, não somente hoje. O melhor parabéns é a atitude de somar nas lutas diárias para garantir direitos iguais e menos hipocrisia.

feminismo feab“Que nada nos limite.

Que nada nos defina.

Que nada nos sujeite.

Que a liberdade seja nossa própria substância.”

– Simone de Beauvoir

 

  MULHERES DA FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL

Nota na íntegra 08-03-2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s