30 de abril – Dia Nacional da Mulher

9AF6981C-306F-496E-B45D-B1F2E1E2BE98Escolhemos a data de hoje para a publicação desta nota, pois neste dia 30 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mulher, instituído pela lei nº 6.971/1980. A data escolhida é uma homenagem a Jerônima Mesquita, nascida neste dia, líder pioneira do movimento feminista no Brasil, fundadora do Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo a inserção da mulher na sociedade, e ainda envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

O dia 8 de março se tornou o Dia Internacional das Mulheres há um tempo, marcando um momento de muita luta e conquista das mulheres; guerreiras que marcaram a história em busca de nenhum direito a menos. Essa luta continua até hoje, com atos públicos e caminhadas, mulheres vão às ruas em busca de seus direitos, se intensificando todos os anos no dia 8 de março, data escolhida em homenagem à todas as mulheres do passado que fizeram este dia ser um dia memorável, o Dia Internacional da Mulher.

Apesar de todo o significado desta data, o mercado não deixou escapar mais um dia do ano em que eles poderiam usá-lo para aumentar as vendas. O dia 8 de março se tornou um dia para presentear as mulheres, seja com flores, maquiagens, roupas, calçados, um dia no salão de beleza, e diversas outras coisas de mulheres”. Todo o significado desta data foi sendo esquecido, passou a ser uma data para presentear as mulheres e a partir disso, todas atitudes machistas anteriores, seja para esposa, namorada, mãe, filha, considera que está perdoado através de um presente em uma data do ano.

Recebemos todos os anos nesta data diversas mensagens, dizendo que somos importantes, textos de amor, de agradecimento pelo que somos, enfim, várias coisas que, ditas por autoria própria ou copiadas da internet, são usadas para dizer que se importam. Mas e depois? Será que realmente se importam? Sabem o verdadeiro significado desta data? Conhecem nossa história? Apoiam nossa luta? Esses questionamentos surgem porque durante todos os outros dias não somos reconhecidas nem um terço do que dizem reconhecer no dia 8 de março, pelo contrário, somos surpreendidas a cada dia que passa com atitudes machistas, destacando todo tipo de violência, seja verbal, física, psicológica, patrimonial e sexual.

A partir disso, nós mulheres, militantes da FEAB, vamos reforçar o verdadeiro significado do dia 8 de março, vamos relembrar tudo que já conquistamos com nossas lutas e que ainda devemos continuar lutando, pois atualmente é alarmante os números quando se trata de violência contra mulher. Precisamos corrigir qualquer pessoa que for machista, debater esses assuntos diariamente, não esquecer que o dia 8 de março é uma data escolhida para ser um marco na história, mas que representa todos os outros dias do ano. Nossas atitudes e nossa luta não devem se restringir a um único dia quando passamos por diversas situações durante TODOS os dias.

Lugar de mulher é aonde ela quiser!
Nenhum direito a menos!

Luana Bianchin – Militante da FEAB/UFMT Sinop

“A dor, o prazer e a morte não são mais do que o processo da existência. A luta revolucionária neste processo é uma porta aberta à inteligência.” (Frida Kahlo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s