FEAB protagoniza Encontros Regionais em quatro regiões do país: Viva a Agroecologia! Viva o Movimento Estudantil! Viva a Luta dos Trabalhadores!

Entre os dias 28 de abril à 01 de maio de 2018, ocorreram no Nordeste, Sudeste e Sul, os Encontros Regionais, que na atual conjuntura torna-se ainda mais necessário como forma de resistência, e na construção do diálogo entre a Universidade e os diversos atores sociais envolvidos no campo. Em março já havia acontecido na UFRA Capitão Poço o EREA Norte. É necessário ter a juventude organizada para avançarmos na agronomia, agroecologia, e na luta pelo nosso povo. Os encontros regionais cumprem um papel essencial no fortalecimento de uma formação contra hegemônica e interdisciplinar pra dentro e fora da Universidade.

 

NORDESTE

Em São Luís (MA), o XVII Encontro Regional de Agroecologia Nordeste, teve como temática “Resgatando nossas raízes: o grito dos povos tradicionais, na luta pela identidade, permanência e acesso à terra”. Compondo a organização do evento, a Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil representada pela FEAB/UEMA São Luís, com apoio na construção do MST, Levante Popular da Juventude, Brigada Marielle Franco, Frende Brasil Popular, UNE e MAB.

Com 250 participantes de diversas regiões (Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte  Bahia, Alagoas, Tocantins e Pará). Rompendo as barreiras convencionais, as delegações foram compostas por estudantes, agricultores e agricultoras, e representantes de povos tradicionais indígenas, quebradeiras de coco e quilombolas. Essa diversidade foi capaz de trazer para o evento as experiências necessárias para a construção da Agroecologia que precisamos, com discussões nos espaços, painéis, oficinas e outras atividades que foram realizadas, destacando uma mesa composta com os povos tradicionais do Maranhão, Zaira Sabryr do MST fez um recorte sobre o campo, Domingos Tremembé representou os povos indígenas, Dona Dijé representou as quebradeiras de coco do Maranhão e Mailson Martins do Moquibom representando os quilombolas.

As vivências do encontro aconteceram no Assentamento Cristina Alves, referência nacional do MST, no qual os viventes puderam conhecer as formas da produção agrícola, artesanato e educação do PA Cristina Alves, e na Comunidade do Cajueiro em São Luís que mostrou a realidade que a comunidade vem sofrendo com ataques do poder privado para construção de mais um porto, todos os moradores locais serão retirados de suas terras, de onde tiram seu sustento com plantação e pesca.

Para finalizar esses dias de resistência e formação, os encontristas se juntaram ao ato do dia do trabalhador, juntamente com a Frente Brasil Popular, Romaria dos Trabalhadores e a Frente em Defesa do Lula Livre.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

SUDESTE

Em Santa Teresa (ES), o IV Encontro Regional de Agroecologia do Sudeste, teve como temática “Plantando agroecologia e colhendo água: agroecologia como solução da crise hídrica e garantia da soberania alimentar”. Construído e organizado pela FEAB Santa Teresa e os Coletivos Margaridas, Casa Verde, Guayi e Arandu, além do Diretório Acadêmico Itapina e Instituto Federal do Espírito Santo – Santa Teresa.

Com intuito de debater sobre a crise hídrica e soberania alimentar, os espaços de formação possibilitaram troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes de agronomia e demais cursos, entidades, escolas, grupos da área agroecológica, movimentos sociais e estudantis. Ferramentas como painéis formativos, oficinas de aprendizado, vivências, espaço de socialização de saberes (ESS), apresentação de trabalhos e experiências, contribuíram para concretizar os objetivos do evento, levando para a sociedade o debate sobre o assunto através do ato político.

Foi oportunizado o Espaço de Ciranda, visto a importância da participação das mães e dos pais enquanto seus filhos estão sendo cuidados neste espaço de muita diversão para as crianças.

Entre as oficinas do encontro, destacou-se a oficina de Trilha Ecológica, oportunizando os participantes a conhecer a diversidade da floresta do IFES Santa Teresa, oficina Cores da Terra, no qual foram feitas tintas com diferentes tipos de solo, além do circuito no Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA Santa Teresa) e a oficina de Bioconstrução.

Fechando o evento, ocorreu o ato público pelas ruas do bairro Barracão próximo ao IFES Santa Teresa, visando a conscientização dos moradores sobre a questão hídrica e a realidade do rio que há próximo ao bairro através de atividades como plantio de diversas mudas na beira deste rio, além da catação de lixo nesta área.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

SUL

Em Porto Alegre (RS) o XIX Encontro Regional de Estudantes de Agronomia do Sul, teve como temática “Da universidade ao campo: a necessidade de uma juventude protagonista como agente de mudança”. Construído pela FEAB Porto Alegre, aconteceu na Estação Experimental Agronômica da UFRGS e reuniu diversas escolas do Sul, entre elas: Curitiba, Florianópolis, Santa Rosa do Sul, Erechim, Cerro Largo, além de 4 escolas de Porto Alegre.

O evento propôs debates sobre como construir com autonomia o futuro profissional, acadêmico, estudantil e social que se faz necessário, visto que o grande desafio atualmente é assegurar uma melhor qualidade na alimentação da população, do trabalho no campo e da conscientização e organização dos estudantes, diante da constante mudança da dinâmica da sociedade.

Espaços importantes contribuíram com essa formação, destacando a presença do Engenheiro Agrônomo Sebastião Pinheiro que facilitou o espaço “Modelo Agrário e suas Implicações”, e a presença de Felipe Costa, Coordenação Nacional da FEAB 2014/15, Engenheiro Agrônomo (UFSM) e Mestrando de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (UFRRJ), facilitou o espaço “Entrar, permanecer e transformar a universidade”. Além do painel “Juventude na Luta por Soberania Alimentar”, que trouxe a importância do papel da juventude como protagonista das lutas.

Como saldo do Encontro a FEAB cresce! A escola de Santa Rosa do Sul começa se organizar quanto FEAB, além do fortalecimento de todas as escolas presentes, pela construção de uma outra Agronomia possível.

A TV UFRGS            realizou uma reportagem enquanto acontecia o encontro, confira no link:  https://www.youtube.com/watch?list=UUPLAYER_ufrgstv&v=4HgjxhVnu_w

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

NORTE

Em março rolou o primeiro dos encontros regionais, o III Encontro Regional de Estudantes de Agronomia do Norte (EREA). Ocorreu em Capitão Poço – PA, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA),. Fizeram-se presente as escolas de Castanhal, Belém, Capanema, Paragominas, Cametá, Capitão Poço e estudantes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

JULHO ESTÁ CHEGANDO, CONEA VEM AI !!!!!!

 O 61º CONEA – Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia está chegando!

Será na UFRA Câmpus Belém, no período de 22 a 28 de julho de 2018, com a temática “Agronomia: memória, realidade e perspectivas no Brasil Agrário”

E a FEAB é de LUTA!

30550122_1378667238946619_2051220016_o

 

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s