17 de maio – Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia – Nota de apoio às estudantes da Unifil perante ao ato de lesbofobia ocorrido na instituição

FEDERAÇÃO DE ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL – FEAB

NÚCLEO DE TRABALHO PERMANENTE DE GÊNERO E SEXUALIDADE

“HÁ BRAÇOS DE LUTA CONSTRUINDO A IGUALDADE – GÊNERO E     SEXUALIDADE”

                                                 “Somos o que amamos, somos FEAB!”

Nota de apoio às estudantes do Centro Universitário Filadélfia – Unifil perante ao ato de lesbofobia ocorrido na instituição

O Núcleo de Trabalho Permanente em Gênero e Sexualidade da Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil vem por meio desta manifestar nossa solidariedade às companheiras estudantes do Centro Universitário Filadélfia – Unifil, de Londrina/PR e nossa indignação perante ao ato de lesbofobia ocorrido na instituição, esta que apresenta histórico de impunidade em casos de violência contra mulheres.

As companheiras, estudantes de Agronomia e de Direito, não estudam no mesmo campus da instituição, ao passo que uma levava a outra para o trabalho todas as manhãs. Em uma dessas ocasiões, ao despedirem-se com um “selinho”, foram alvo de um nítido ato de lesbofobia. Uma funcionária do Hospital Veterinário do campus abordou a estudante de Agronomia e chamou atenção dela, dizendo que funcionários e estudantes se sentiram incomodados com o casal, alegando que estavam se “agarrando”, indo contra a moral e os bons costumes, dizendo ainda que agiria da mesma forma se tratando de um casal heterossexual, pedindo para que elas passassem a se despedir do lado de fora da instituição. A funcionária anunciou que havia se reportado à chefe da estudante de Agronomia e ao coordenador do curso, os quais tomariam as devidas providências. Duas semanas depois, a estudante foi demitida, sob as alegações de sua chefe que ela era mal educada com professores e não desempenhava o trabalho de forma correta.

Foi realizada reunião com a pró-reitoria da Unifil, a qual declarou que não pode fazer nada a respeito, e que a funcionária que prestou queixa estava com razão, não voltando atrás na decisão. O Centro Acadêmico do Direito da Unifil prestou apoio as vítimas e também interviu perante a pró-reitoria. O caso tomou grandes proporções, para dentro e para fora da instituição de ensino, a qual não se retratou.

O coordenador da Agronomia reintegrou a estudante ao emprego, em outro campus no centro da cidade, sendo novamente demitida sob a alegação que estavam sendo feitos cortes de funcionários, após as reclamações sobre o casal chegaram até o local. Com a demissão, a estudante perdeu a bolsa e ficou inadimplente com a Unifil. Ambas receberam advertências por escrito da instituição, as quais não foram assinadas pelos coordenadores dos cursos de Agronomia e Direito, por não concordarem com tal medida.

Os recursos administrativos internos da faculdade estão sendo esgotados, sem sinalização de solução, restando dar entrada a um processo judicial.

A exposição e a tensão a que estão sendo expostas é tremenda, com reflexos na saúde, no emocional, na vida pessoal e profissional. A denúncia do crime ocorrido é fundamental para que seja feita justiça, de modo que esse e demais casos que ocorreram e venham a ocorrer não sejam silenciados e engavetados.

WhatsApp Image 2018-05-17 at 21.11.17

Neste 17 de maio, Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, a FEAB, por meio da campanha nacional “Há Braços de Luta Construindo a Igualdade – Gênero e Sexualidade” reafirma o compromisso no combate a todas as formas de opressão, principalmente nos cursos das agrárias, que são, em sua maioria, de caráter conservador e excludente.

2b38ecb7-3251-46bd-8f81-3e0c7ec264cf

Que a Universidade se pinte de diversidade!

Toda força às companheiras, para que a violência a que foram expostas não fique impune!

Basta de Lesbofobia!

Agronomia libre! Por uma Agronomia livre de opressões!

Nota em PDF: notaapoio_unifil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s