A luta continua! Estudantes rumo ao 61º CONEA

Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) entende a importância de nossa organização para romper com o modo de produção do capital. Desejemos a emancipação do nosso povo. Os estudantes de Agronomia começaram se organizar na década de 50 e desde então construímos Diretórios e Centros Acadêmicos nas Universidades do Brasil. Com a força de nossa organização fundamos em 1972 a FEAB que vem pra unificar as pautas dos e das estudantes de Agronomia.

Atualmente vivemos um momento ímpar de nossa história após o golpe em 2016 e o Programa Político Neoliberal implementado pelo atual presidente Michel Temer. Esse programa vem acompanhado de sérios ataques aos direitos da classe trabalhadora e de toda sociedade brasileira. No campo da educação, foi aprovado no final de 2016 a PEC 55 (PEC do teto dos gastos públicos) que aponta um congelamento nos recursos investidos em educação por 20 anos e atualmente já se nota com grande nitidez as suas consequências, dentre elas os cortes de auxílios nas Universidades públicas destinados à classe com vulnerabilidade socioeconômica. É cada vez mais necessário o trabalho de base dentro de nossas Universidades, conscientizando os e as estudantes sobre todo esse retrocesso vivido em nosso país, mobilizando e organizando-nos para a luta incessante por uma educação pública e de qualidade, e por uma Agronomia da Vida.

Nesse sentido a FEAB se coloca mais uma vez no trabalho de organização e mobilização das e dos estudantes em todo território nacional, realizando passadas em várias Universidades. A atual Coordenação Nacional da FEAB (UFMT-Sinop) segue o trabalho de base construído historicamente por nossos militantes, reunindo com os representantes dos DAs e CAs, fazendo passadas em salas e realizando debates em todos os espaços presentes, seguimos firmes na construção do Movimento Estudantil da Agronomia e o Movimento Estudantil geral.

21427279_1544343392292563_6861361582770362374_o
Coordenação Nacional 2017/2018

COORDENAÇÃO NACIONA DA FEAB POR TODO BRASIL, RUMO AO CONEA!!!

UFSC – Florianópolis
A FEAB – UFSC/Florianópolis é atual Coordenação Regional II e NTP de Ciência e Tecnologia. A escola participou recentemente do XIX EREA SUL e estão organizados para disputarem o Centro Acadêmico de Agronomia na Universidade. Além de estarem em constante planejamento para execução de atividades pela CR e pelo NTP.

 UFSCFlorianópolis

 

IFPA – Castanhal

Durante a visita da CN no Instituto Federal do Pará – câmpus Castanhal, atual CR VI, foi possível realizar uma reunião entre os representantes da Coordenação Nacional da FEAB (UFMT Sinop) e Coordenação Regional VI (IFPA Castanhal) com o Professor Romier Sousa, presidente da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA. Estreitando o diálogo para a construção do 61º CONEA em Belém, e para a unidade em prol da agroecologia.

abaecastanhal.jpg

 

UFRRJ – Seropédica

No intuito de construir um diálogo com os/as estudantes, para pautar a defesa da universidade pública e para que seja de qualidade, a CN esteve presente na UFRRJ. Foi possível conversar com estudantes que fazem parte do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Agronômicos, a companheirada da ABEEF e entre outros acadêmicos da instituição. Outro diálogo importante foi com o Pró-reitor de Assuntos Estudantis César Augusto Da Ros, que foi militante da FEAB e CN 99/2000 pela UFSM – Santa Maria.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

UFRB – Cruz das Almas

Na UFRB – Câmpus Cruz das Almas, houve um diálogo com estudantes através de passadas em salas dos cursos de Agronomia e Agroecologia, mobilizando os estudantes para participarem do 61º CONEA. A CN também reuniu com o Coordenador do Curso de Agronomia, Yuri Caires egresso da FEAB (2007/2010).

A mobilização se concretizou em uma reunião com os estudantes, apresentando a Federação e realizando um Pré-CONEA. Estiveram presente alunos de Agroecologia, Agronomia e representantes do PET da Agronomia e da chapa que irá disputar a eleição para o Diretório Acadêmico Livre da Agronomia.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

UEFS – Feira de Santana

Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a CN reuniu com o Diretório Acadêmico de Agronomia – José Geraldo W. Marques e fez passadas em sala convidando os estudantes de Agronomia para o pré-CONEA.

O Curso de Agronomia da UEFS é novo no câmpus, busca oferecer qualificação profissional diferenciada, que contemple a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e maior integração entre a UEFS e o universo dos agricultores familiares do Estado da Bahia, sobretudo do semiárido baiano.

O pré-CONEA na UEFS resultou na mobilização dos estudantes, que despertaram um grande interesse em participar do 61º CONEA e já começaram se articular para mandar representantes da sua Universidade.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

UNESP – Botucatu & UFSCar – Lagoa do Sino

Na Universidade Estadual de São Paulo – câmpus Botucatu, a CN debateu com o Coordenador de Curso da Agronomia a respeito do curso de Agronomia no câmpus, das políticas de assistência estudantil que não tem conseguido atender toda a demanda dos/das estudantes, e também da falta de concursos para novos professores na instituição.

A CN também dialogou com o Diretório Acadêmico de Estudantes. Estes que estão em processo de mobilização na Universidade, contra a precarização da educação. O movimento estudantil da UNESP realizou na sexta (25/05) Assembleia Geral, e decidiram entrar em greve estudantil a partir de segunda (28), reivindicando a contratação de novos professores e de maiores políticas para permanência dos estudantes em geral. Ressaltando que os técnicos também entrarão em greve a partir de segunda-feira e os professores a partir de quarta.

Foi realizado um Pré-CONEA, fazendo apresentação da FEAB e falando dos principais espaços do nosso Congresso Nacional, fazendo também um recorte sobre a conjuntura atual das Universidades Públicas no Brasil.

Em Lagoa do Sino, a CN buscou fortalecer um grupo ainda pequeno, mas que tem muita garra e buscar se somar e essa Federação, os companheiros e companheiras se organizam para participar do CONEA em Julho.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

UFS – Aracajú

A Coordenação Nacional da FEAB esteve presente na Universidade Federal de Sergipe, em reunião com o Centro Acadêmico Livre da Agronomia, debateu sobre a FEAB e a participação da escola no Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (CONEA) a ser realizado em Belém, de 22 a 28 de julho.

O Centro Acadêmico mandará representantes da UFS para participarem do CONEA.

34398094_1964877203536655_8747635435942969344_n

UnB – Brasília

O 61º CONEA está chegando!

O Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia – CONEA, é o maior espaço de mobilização e organização das e dos estudantes de Agronomia. Este ano irá acontecer em Belém do Pará entre os dias 22 a 28 de julho de 2018, sendo o 61º CONEA: “Agronomia: Memória, Realidade e Perspectivas no Brasil Agrário”. Abordará assuntos pertinentes à formação profissional ética e cidadã, levando aos estudantes de Agronomia elementos de reflexão em torno das crises sociais e ambientais, trabalhando também as perspectivas e ferramentas para superar tais crises.

Julho está chegando, o 61º CONEA se aproxima e a FEAB Belém aguarda a delegação da UFSC, IFPA, UFRRJ, UFRB, UEFS, UNESP e todas as Universidades para fazer deste um grande Congresso na UFRA Belém!

Mais informações: 61º CONEA

Link para inscrição: Inscrição 61º CONEA

Submissão de trabalhos: Trabalhos no 61º CONEA

#FEAB #CN #Floripa #UFSC #ABA #UFRRJ #UFRB #61CONEA #UEFS #UNESP #AGRONOMIA

 

Somos o que amamos, somos FEAB!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s