ONU aprova declaração sobre Direito dos Camponeses

Com uma articulação internacional liderada pela Via Campesina, o Terceiro Comitê aprova a declaração da ONU sobre os direitos dos camponeses e outras pessoas que trabalham em áreas rurais.

La presente Declaración se aplica a toda persona que se dedique a la agricultura artesanal o en pequeña escala, la siembra de cultivos, la ganaderta, el pastoreo, la pesca, la silvicultura, la caza o la recolección, ast como a las artesantas relacionadas con la agricultura u otras ocupaciones conexas en una zona rural. También se aplica a los familiares a cargo de los campesinos.”
Declaração da ONU sobre Direitos dos Campesinos

Tem como objetivo a proteção dos direitos de todas as populações rurais, sendo estes os camponeses, pescadores, nômades, trabalhadores agrícolas e povos indígenas, visando melhorar a qualidade de vida da população do campo. É de importância o fortalecimento a soberania alimentar, atenção as mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade.

A  ONU convida todos os movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais a propagarem essa declaração e promoverem a nível internacional a agricultura familiar e agricultura camponesa.

Em meio a conjuntura internacional obtivemos uma vitória importante para os movimentos sociais e camponeses da América Latina e do mundo. A FEAB reitera seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadores do campo em prol da Agricultura Familiar e Agroecologia.

Na imagem abaixo a lista de países e seu posicionamento em relação a declaração

WhatsApp Image 2018-11-19 at 23.27.18

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s