ENTRAR, PERMANECER E TRANSFORMAR A UNIVERSIDADE

ENTRAR, PERMANECER E TRANSFORMAR A UNIVERSIDADE

Nos últimos anos vem ocorrendo a ampliação do número de vagas nas universidades brasileiras e a de democratização do acesso ao ensino superior, esse processo é fruto de uma série de políticas de expansão e de inclusão como a Lei de Cotas, o REUNI, ProUni, FIES e SISU. Nesta realidade os cursos de Agronomia tem se ampliado e novas demandas tem surgido.

Isso ocorre, pois essa democratização do acesso vem transformando o perfil dos e das estudantes presentes na universidade e na Agronomia, onde hoje cada vez mais se encontram filhas e filhos da classe trabalhadora podendo estudar. Porém somente as políticas de acesso não garantem que estes novos sujeitos consigam concluir o ensino superior.

Neste cenário devemos lutar não somente pelo acesso, mas também por políticas que garantam a permanência da/do estudante na Universidade. Politicas básicas como moradia, alimentação e transporte são o mínimo. Mas devemos pautar também uma nova concepção em assistência estudantil, que contemple questões como o apoio ao material pedagógico (tema tão importante na realidade da Agronomia), construção de creches para mães e pais estudantes, acesso a lazer e cultura e assistência médica e psicossocial, entre outros.

Para isso pautamos um financiamento de 2 bilhões para o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e também defendemos a ampliação do programa de Bolsa Permanência e o fim do critério de carga horária mínima para que todos os cursos tenham acesso a este programa.

Convidar todas e todos estudantes de Agronomia a se somarem nessa luta pela transformação da universidade.  Queremos Entrar, Permanecer e Transformar a universidade, democratizando-as e aproximando-as das necessidades do povo.

Sou estudante de Agronomia, sou FEAB!

MATERIAIS para Baixar

Fôlder  ( 02) (03)

Cartilha (cartilha 01 )

Cartaz (cartaz)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s